As embalagens, a Reciclagem e o Futuro
- Exposição Interativa -

Um passeio interativo e sensorial pela história das embalagens no mundo, desde os tempos das grandes navegações até a atualidade.

Ministério da Cultura, a RN Produções Artísticas, a ONG Espaço Urbano, com o patrocínio da Tetra Pak, trazem para o CEU Bonsucesso, em Guarulhos, a Exposição Interativa ‘As embalagens, a Reciclagem e o Futuro’.

A Instalação destinada a crianças e jovens, brinca com o imaginário, propõe jogos interativos e desafia os visitantes, de forma lúdica, a pensar e mudar os seus hábitos a respeito da reciclagem.

O trabalho exposto é formado por cinco módulos cenográficos que se inspiram nos quatro elementos da natureza e numa perspectiva de futuro para conduzir os jovens visitantes a ações efetivas de proteção ao planeta e de sustentabilidade. Ele ficará aberto à visitação, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, de 19 de junho a 30 de julho, gratuitamente.

A viagem proposta pela exposição começa muito tempo atrás, antes mesmo da criação de qualquer tipo de embalagem. Por meio de cinco cenários interativos, a história das embalagens no mundo, desde os tempos das grandes navegações até a atualidade, é contada. A iniciativa abre espaço para que se conheça o processo de criação e produção das embalagens que propiciaram manter a qualidade dos alimentos por períodos, em tempos passados, inimagináveis. Ao mesmo tempo, esse conhecimento vem trazer a necessidade de lidar de forma responsável com a questão do descarte dos resíduos para viabilizar a reciclagem e diminuir o lixo despejado no planeta.

Um processo interativo, divertido, e lúdico, que mostra para as nossas crianças e jovens conceitos importantes como a Responsabilidade Compartilhada e a Economia Circular.

Um encontro cultural que reclama o nosso conhecimento e o nosso envolvimento em ações efetivas para que possamos contribuir com a proteção do planeta (florestas, solo, águas e ar) e garantir um futuro capaz de receber a vida humana contemplando todas as necessidades para sua existência.

Conheça os espaços expograficos:

PREOCUPAÇÕES FUNDAMENTAIS:

O projeto oferece 2 (duas) ações de acessibilidade:

Vídeo em Libras com Legendas para atender o deficiente auditivo

O emprego assistido com a participação de PCDIs

Vídeo em Libras:

Acompanhe o vídeo em Libras de toda a exposição:

Vamos juntos embarcar nessa viagem de
conhecimento, interação e ações?

FICHA TÉCNICA

Fim Que Vira Começo Que Vira

João Noronha

Direção Geral

Marina Rodrigues

Direção de Produção

Kleber Di Lazzare

Curadoria e Direção artística

Roseli Barbosa e Aline Kiss

Consultoria técnica

Carlos Sammartin

Projeto Gráfico e Design

Ulisses Teles

Projeto 3D

Kleber Di Lazzare

Cenógrafo

Sidney França e Victor Santos

Execução Artística

Kleber Di Lazzare

Cenotécnia e Projeto de luz

Caroline Varani

Acessibilidade e Intérprete de Libras

Nosso Olhar

Emprego Assistido

Foggy Filmes

Registros Audiovisuais

Caroline Varani

Monitor

Gustavo Batistão

Monitor

Realização e Captação de Recursos:

Patrocínio: